segunda-feira, 6 de junho de 2011

Zero Motorcycles MX: O silêncio na trilha

Moto Elétrica na trilha???


Já pensou em trilhar com uma moto elétrica? E não estamos falando de uma moto de brinquedo, a Zero motorcycles foi a primeira a lançar esse conceito. A moto  parece ser forte o suficiente para aguentar algumas trilhas e pistas, mas sem muita exigência.

Com certeza o peso é seu ponto forte, pesando apenas 70 kg qualquer trilha fica leve, se o motor não aguentar subir, leva nas cotas (risos). De acordo com  especifícações de fábrica pode chegar aos 92 km/h, o suficiente para brincar, o único problema é que não dá pra ir muito longe, visto que seu motor elétrico  aguenta em torno de 60 minutos em uma pistinha de motocross. A bateria pode ser carregada em tomadas convencionais (110v ou 220v), em pouco mais de uma hora  (mais do que dura a carga).

Em 2011 a moto foi regularizada para rodar nas ruas dos Estados Unidos, e pode vir de fábrica com piscas, retrovisores, faróis e todos os equipamentos  necesários para rodar em vias públicas legalmente.

O visual da moto parece mais uma bicicleta, como as clássicas caloi tanquinho (risos). Brincadeiras à parte, ainda é muito estranho ver uma moto sem motor,  que nõa faz muito barulho, com pneus estreitos (para diminuir o atrito), apesar disso, alguns modelos vem com as super-suspensões Marzocchi.
Talvez o futuro do off road (muito distante ainda) esteja nas mãos dessa pequenas motos. Em 2009 foi realizada em Copenhague a primeira competição apenas  para motos elétricas, a Eco Enduro (com presença marcante, além da Zero Motorcycles, da Quantya), um prova nas normas FIM - O Eco Enduro vai demonstrar que  as motos elétricas podem participar de uma competição de enduro emocionante, sob as normas da FIM, o que certamente vai nos estimular a projetar o caminho do  esporte. Vamos mostrar ao mundo que o motociclismo está acelerando para se preparar para o futuro”, disse Vito Ippolito, presidente da FIM.

Vamos esperar essas motos se popularizarem no Brasil para ver no que vai dar, com certeza é o futuro, mais ainda está um tanto distante devido ao custo de  aquisição, mas cá entre nós, nada como um ronco de um motor À combustão 2ou 4 tempos!




Fonte: http://www.otrilheiro.com.br/novidades.html


Um comentário: