Preparação

Preparando sua moto nacional



Como preparar uma Honda XR-250 Tornado

DICAS, TRUQUES E PROBLEMAS Cubo da Roda Traseira Esta moto apresenta desgaste prematuro no cubo traseiro quando em uso off-road, em especial para competições. Trocar o cubo não adianta na maioria dos casos. O que fazer: Mande seu mecânico fazer um embuchamento no cubo colocando 2 rolamentos no lado esquerdo (aonde fica a coroa) e um rolamento no lado direito. Se quiser ser perfeccionista, coloque 2 rolamentos nos dois lados. O serviço é mais barato do que um cubo novo e tem maior durabilidade. Filtro de Ar ------------ O filtro de papel apresenta um custo elevado e um fator limitante de potência. Com um filtro de espuma a moto "respira" mais fácil, ganhando em performance, mas perde em ruído. Existem 2 tipos de filtro: * Quadradinho: Para os trilheiros de fim de semana, este filtro deve resolver. Muito fácil de tirar e limpar. * Twin Air: Mais eficiente e confiável. Para os trilheiros mais radicais e para competições este é o ideal. Seu custo é mais elevado, mais a performance e a qualidade do produto também é maior. É necessário regular o carburador e em alguns casos fazer o giclê. A Tornado é uma moto muito irregular, cada uma tem um macete. Não confie na estória dos outros e sempre ajuste a sua cuidadosamente. *Para melhorar a admissão de ar: Abra a caixa do filtro de ar. Existe uma mangueira que liga a parte externa à caixa do filtro. Remova esta mangueira e corte as aletas internas (uma espécie de "X"). Cortar a parte da mangueira que entra na caixa do filtro, deixando só uns 3 cms. Não tire por completo, pois vai interferir em como o ar entra na caixa, formando um redemoinho que iria prejudicar mais do que ajudar. Importante: ao trocar qualquer coisa no filtro ou na caixa, refazer a regulagem do carburador e às vezes o giglê. PREPARAÇÃO: (por Radical Sport) --------------------- KIT BÁSICO Peças: - Pneu Off-Road dianteiro 90/90 aro 21 - Pneu Off-Road traseiro 110/90 aro 18 - Par de travas de pneu - Filtro de ar de espuma de alta performance - Corrente com retentor - Coroa 48Z - Pinhão 13Z - Guia de corrente - Protetores de mão KIT PERFORMANCE Peças: - Pneu Off-Road dianteiro 90/90 aro 21 - Pneu Off-Road traseiro 110/90 aro 18 - Par de travas de pneu - Corrente com retentor - Coroa 48Z - Pinhão 13Z - Guia de corrente - Protetores de mão - Guidão de alumínio - Protetor de disco - Filtro de ar importado com espuma de 3 densidade de alta performance - Adaptador para filtro de ar - Manoplas especiais - Tanque de plástico com capacidade para 14,5 litros - Escape completo de alta performance - Kit adesivo e capa de banco com grafismo especial KIT PRÓ Peças: - Pneu Off-Road dianteiro 90/90 aro 21 - Pneu Off-Road traseiro 110/90 aro 18 - Par de trava de pneu - Corrente com retentor - Coroa 48Z - Pinhão 13Z - Guia de corrente - Protetores de mão - Guidão importado em alumínio aeronáutico reforçado - Protetor de disco - Filtro de ar importado com espuma de 3 densidades de alta performance - Adaptador para filtro de ar - Manoplas especiais - Tanque de plástico de 14,5 litros - Escape cpmpleto de alta performance - Kit adesivo e capa de banco com grafismo especial - Pistão e anel Wiseco 285mm forjados especiais para alta performance - Jogo de juntas especiais - Óleo sintético do motor 2L - Óleo sintético da suspensão 2L - Bico de ar para injeção de nitrogênio na suspensão - CDI de competição (encontra nas lojas de off-road) OPCIONAIS - Protetor de motor em alumínio - Protetor de quadro em alumínio - Carenagem frontal Off-Road com farol - Para lama traseiro motocross (sem lanterna) - Para lama dianteiro strike - Kit de embreagem hidráulica importado - Guidão fat bar Pró Taper - Adaptador para guidão - Comando de embreagem com regulagem para diminuir o esforço - Road Book manual com suporte - Road Book elétrico com suporte - Road Book elétrico profissional com suporte - Compass Mini ( hodômetro, velocímetro e cronômetro digital) - Suspensão Race Tech - Preparação da suspensão dianteira ( emulador) - Preparação da suspensão traseira ( Gold Valve) - Jogo de molas especiais Race Tech 44 Kg/mm


Como preparar uma Honda XR-200R

Os ítens para preparação são: - coroa 48 e pinhão 13. - corrente com retentor ( prefira a D.I.D ) - pneus dianteiro e traseiro ( pode ser da Rinaldi ) - trava de pneus dianteiro e traseiro - guidão de alumínio ( tem uma Wirtz ) - protetor de mão ( prefira a Polysport ou Acerbis ) - retirar tudo o que não precisa p/ a prática do Off-road ( espelhos, pedaleira da garupa, painel, capa da corrente, capa do pinhão, piscas, borracha da pedaleira, etc ) - O escapamento ( ponteira ) pode ser substituído por um mais leve, mas é necessário recarburar.




 
Preparação Honda CRF-230

A BBR (Brown Brothers Racing) tem mais de 5 anos de experiência no competitivo mercado norte americano preparando a HONDA CRF 230 para competições naquele país. Abaixo as dicas de setup oferecidas por Brent Brown, um dos irmãos fundadores da BBR para a CRF 230:

O que podemos melhorar na CRF 230?
São três áreas que requerem atenção: suspensão, motor e posicionamento. Com relação a suspensão oferecemos molas mais rígidas que as originais. Para o motor nossos produtos não requerem "serviço especial" de terceiros e não comprometem o motor original. A ciclística original é muito boa mas a moto é baixa e pilotos mais experientes precisam de mais espaço, para isso temos um link e a mesa que resolvem esse problemas.
Como é a suspensão traseira?
A suspensão traseira original (a mesma da Tornado XR 250) é muito boa considerando a simplicidade da mesma. No entanto a mola original é muito mole (8,5 Kgf/mm) para prática do motocross ou para pilotos acima de 70Kgs. Nossa mola traseira é mais rígida (constante de 10,5 Kgf/mm) e é feita em cromo silício temperado e "shot-peened"; o mesmo padrão de fabricação e qualidade das motos de competição importadas.

Dica de Setup: Pilotos de cross ou trilha devem deixar o "sag" em 7 cm. Ou seja, quando o piloto senta na moto, a altura do banco para o eixo da roda traseira deve ceder em 7 cm.
Como é a suspensão dianteira?
A suspensão dianteira é decente mas é também limitada para motocross ou trilha mais agressiva (0,51 Kgf/mm). A solução para esse problema é nossa mola mais rígida que a original (constante de 0,53 Kgf/mm). Assim como a mola traseira, nossa mola dianteira é feita em cromo silício temperado e "shot-peened"; o mesmo padrão de fabricação e qualidade das motos de competição importadas.

Dica de Setup: Para pilotos de trilha basta trocar pela mola BBR. Para pilotos de motocross sugerimos trocar também o óleo para viscosidade 15 W (origianl é de 10W) mantendo 130 mm de ar.
E a ergonomia?
Para pilotos iniciantes ou de menor estatura a CRF 230 tem ergonomia e posicionamento adequados. Mas há dois pontos de melhora: a) ela é baixa e o pedal raspa em curvas e objetos na trilha com muita freqüência b) o guidão é posicionado para quem anda "sentado" e dificulta o posicionamento correto do piloto em pé.

Nosso link em alumínio temperado resolve o problema de altura, pois eleva a traseira da moto em 1,5 cm. O link também tem um efeito de reduzir a velocidade de retorno da suspensão traseira o que aumenta a estabilidade em alta velocidade ou em trilha pesada.

Com relação ao posicionamento, a nossa mesa é a solução, mas também tem mais de uma função: ela também ajuda diminuir o "flex" da bengala de suspensão dianteira e dá ao trilheiro a opção de levantar a dianteira em mais de 2 cm. Para quem pratica motocross elevar a dianteira é desconselhavel exatamente porque aumenta o "flex" da bengala.

Dica de Setup: Para motocross a bengala deve estar com 2,5 cm de sobra acima da mesa. Para trilha o piloto tem a opção de deixar a bengala mais baixa aumentando a altura da moto na dianteira.
Agora vamos falar de potência: qual a sua opinião sobre o desempenho da CRF 230?
A CRF 230 têm potência, mas vem de fabrica "amarrado" a solução mais simples e barata é nosso filtro de ar POWER FLOW foi desenhado por nós e é fabricado pela UNI Filter.

Testamos também o iBOOSTER o que melhora a resposta do motor. Ambos são itens de fácil instalação, são seguros e baratos e dão um efeito de resposta de aceleração superior ao motor original.
Escapamento: E qual a diferença do escape e ponteira da BBR para com os demais?
Nós aplicamos a tecnologia de Step System, a mesma do que outros fabricantes de ponta nos EUA utilizam como Dr.D, Yoshimura, Pro-Circuit, FMF e etc. Isso requer um processo de produção mais caro, pois utilizamos tubos de vários diâmetros. Além disso, o posicionamento dessas áreas de expansão não é aleatória, o que nos custou vários meses em teste até achar os melhores pontos. Para completar nossa diferenciação, nosso material é top de linha.

Em suma, no escape e ponteira BBR o ar quente tem espaço para expandir antes de entrar na ponteira. Essa tecnologia permite que o ar flua mais rápido e o usuário obtém mais torque em baixa e ganhos expressivos de potência em média e alta. Nós nossos dinamômetros atingimos 1,5 cavalo de ganho somente com o escape na moto original.

Dica de setup: O escape dá mais vazão de ar, e se estiver ulizando o filtro de ar e iBooster requer enriquecer a mistura original. Em alguns casos um ajuste de mistura basta, em outros, troca de giclê talvez seja necessário.
Comando: Vocês recomendam utilizar o comando?
Depende. Estamos sempre testando comandos diferentes e eles sem dúvida fazem diferença no desempenho. No entanto, ao abrir o motor requer você estará sujeito ao risco de qualidade do serviço de um mecânico. O comando que temos atualmente para a 230 é o que mais amplia a média e alta. Nos nossos testes obtivemos 1 cavalo ganho de potência em média.

Dica de Setup: Muitos fabricantes de comandos lançam comandos no mercado sem testes de durabilidade no motor. Para minimizar riscos, nós oferecemos também molas de comando mais rígidas.
CDI: E a ignição, há espaço para melhoras?
Há muito espaço para melhora. O CDI original da 230 tem limitador em 9800 RPM. Portanto eliminar o limitador ajuda. Mas eliminar o limitador não é tudo. Desenvolvemos um CDI (REV BOX) com curva de avanço que além de ter extensão do limite de RPM oferece ganhos de resposta. Em termos de desempenho o usuário notará que não haverá necessidade de trocar tanto as marchas e quando trocar o CDI volta ao giro alto mais rápido que o original.




 Preparação de Suspensão

Aproveitando o assunto, vou tentar explicar de forma bem simples como
funciona uma preparação de suspensão.

Nas motos que têm regulagens de compressão e retorno há uma válvula emuladora que parece uma arruela grossa com orifícios para passagem do óleo da suspensão.

Nessas válvulas são montadas várias lâminas ( arruelas ) especiais com espessura e diâmetros variados colocadas em forma de pirâmide ou cone. A função dessas lâminas é de controlar a passagem do óleo do amortecedor, isso faz com que seja controlada a velocidade do trabalho da suspensão. ( mais macia no início, mais dura, médio, etc ).

Quando o mecânico instala uma válvula por exemplo da Race-tech, esse conjunto de lâminas vem desmontadas e, o trabalho de preparação é justamente a montagem dessa pirâmide. O mecânico verifica o peso do piloto, modelo da moto e tipo de uso e insere os dados no programa da Race-tech, e esse programa diz qual o tipo de óleo, quantidade e disposição das lâminas para a montagem dessa pirâmide.

A partir desse ponto é o piloto que vai informar o mecânico das reações da suspensão para que possa ser feito os ajustes nos cliques, às vezes mudança na disposição das lâminas da pirâmide.Em motos de motocross geralmente é necessária a troca das molas da suspensão dianteira por uma mais macia. Geralmente essas motos vêm com as molas de 0,40 a 0,44 kgf/mm e para motos de enduro as molas variam de 0,34 a 0,38 k.



 Transformando uma nacional em moto de trilha

 Uma moto nacional será sempre uma moto adaptada para o lazer ou esporte off-road. Não abuse. O que fazer para transformá-la numa Off-Road? Fase I - Iniciando nas Trilhas Depenada: tirar os piscas, pedaleira, retrovisores, faróis, painel de instrumentos, lanterna traseira, buzina, comandos do farol, porta-ferramentas, capa de corrente, protetor do pinhão. Lembre-se que este componentes são OBRIGATÓRIOS para rodar em asfalto, segundo a lei de trânsito. Não corte a placa, guarde-a. Trocar os Pneus e Travas, Relação Completa (pinhão, coroa e corrente), Protetores de mão, Filtro de Ar de espuma de alta performance e Guia de Corrente. Com estes componentes você já faz trilhas com segurança e conforto. Fase II - Trilhas mais radicais e mais velocidade Guidão especial - mais forte e melhora a posição de pilotagem Troque os plásticos por mais baratos (para-lamas, laterais e capa farol) e guarde os originais para a hora da revenda. Use corrente com retentor e lubrificante especial (tipo PL1). Tanque de plástico (mais leve) Protetor do disco dianteiro Curva e Ponteira do escape ("solta" o motor e reduz o peso) Protetores de quadro e de cárter. Fase III - Agora virou "pró"? Troque o óleo do motor por um especial para corrida. Troque o fluído do freio por um de competição (suporta maiores temperaturas). Troque as pastilhas de freio por pastilhas mais moles, que reduzem os "travamentos". Use pneus reforçados com câmaras reforçadas

17 comentários:

  1. vlw pelas dicas abraço

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  2. ola quero possuir uma nacional desta... qual o preço de uma tornado preparada, pois favor conectar com ..avdamasceno@gmail.com. quero uma tornado canhao e preço bom

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  3. Parceiro, uma tornado não deve sair muito caro, acredito que deve-se encontrar por uma faixa de 4 mil reais, depende muito de seu estado. Esta moto que esta na foto foi preparada pela Polaco Motos, ela teve um alto investimento para ficar assim. Abraço.

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  4. parceiro tenho uma bros qual seria o melhor pneu de off-road para colocar nela?

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  5. Amigo, eu particularmente gosto muito dos pneus Rinaldi de cross, pois são bons e o preço é mais acessivel, mas existem outras marcas também com Pirelli, Metzeler, Michelin, Maxxis etc... De uma olhada e veja que pneu você acha melhor.

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  6. qual é uma moto boa para transformar será a xre 300 honda?ou a lander yamara?

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  7. Amigo, ja vi a Yamaha Lander andando nas trilhas, mas a XRE-300 nunca vi... acredito que a XRE-300 tem "muita" carenagem e sinceramente acho a moto feia. A Lander tem mais estilo de cross... mas se voce for preparar uma XRE recomendo que deixe mais ou menos assim: http://poeiraelama.blogspot.com.br/2012/02/xre-300-preparada-para-motocross-trilha.html ai sim ela ta bonita para ir para trilha (na minha opinião). Abraço.

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  8. gostaria de saber se o cdi bbr rev box tem corte de giro e com quanto corta??? obrigado

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  9. Amigo, acredito que se cortar giro seria em torno de 12.000 giros, não sei te afirmar correto!!!

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  10. To com uma 150 cara de gato o que eu mudo para ir para as trilhas??????

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  11. estou com uma bross 2012 como equipar ????

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  12. Não a muito segredo amigo, é só voce retirar os retrovisores, piscas, suporte de placa etc... Colocar uns pneus de cross (cravudos), trocar o kit relação dela e uns protetores de mão!!! Ja da pra brincar na boa!

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  13. Cara to afim de comprar uma xr 200, aqui em Pernambuco eu encontro ela na faixa de 1500 a 2500 boazinha pra trilha, nunca fiz trilha, mais tenho um pouco de pratica em terrenos com abstaculos, num entendo muito sobre motor, preparação e etc, gostaria de saber se a moto é boa, se possui uma durabilidade razoavel em trilhas, conforto é tal, tenho muitos amigos que possuem, eles gostam, e um deles me aconselhou trocar a ultima camisa do pistão pra deixa-lá 235cc, isso prejudica o funcionamento ? obg

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  14. Olha a XR-200 é uma boa moto para se começar a trilhar, ela aguenta sim, basta trocar sua relação aconselho (13x48) sobre aumentar a cilindrada dela, talves possa melhorar seu desempenho sim, porém quando voce tira o motor do original "fuça" sua durabilidade já é comprometida. Mas ela é uma moto muito boa, pode comprar sim!!!

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  15. Ola, tenho uma moto Agrale com motor de Bros 150, ano passado tava um canhão pra anda, agora estou reformando ela e trocando algumas peças.. oque posso fazer para melhora-lá mais?? desde ja obrigado

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  16. Troque a relação dela deixe mais curta, ou seja diminua os dentes do pinhão e aumente os da coroa, se voce já fez isso, beleza porque no mais a mais é isto para trilha!

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  17. TENHO UMA DT COM MOTOR DE BROS 150, qual seria a coroa e pinhão adequado par andar bem? Esse motor aguenta o tranco?

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