quarta-feira, 25 de maio de 2011
Honda XRE-300 a sucessora da Tornado
A Honda apresentou em 2009 sua mais nova moto, a Honda XRE-300 que foi constatada a sucessora da Honda XR-250 Tornado. Uma moto com um motor potente, bem encorpada e um designer diferente das outras motos.
Já na visão do público muitas pessoas gostaram e outras não aprovaram a nova "Tornado", principalmente na visão dos trilheiros.
No mundo das trilhas e muito comum encontrar a Honda Tornado preparada, pois é uma moto com motor forte e muito valente... onde muitos trilheiros a utilizam para trilhas. Com isso infelizmente, veio aumentando o número de roubos de motos desse modelo, e também o número de golpes feitos em financeiras (as motos eram retirados em nomes de laranjas e depois de um tempo elas sumiam... a pessoa parava de pagar as mensalidades e a moto sofria alterações como na numeração do chassi (eram raspados) as caracteristicas mudadas para não serem mais identificadas) isso esta em notas policiais. Felizmente na maioria das vezes as Tornados encontradas nas trilhas são documentadas, tudo ok em seu estado.
Agora a Honda sabendo sobre esses fatos ruins criou a XRE grande, incorpada, pesada, praticamente impossível de usar em trilhas, "SERIA DE PROPÓSITO???"
(NÃO ESTOU AFIRMANDO NADA QUE FOI POR CAUSA DISSO!)
Mas vou dar minha opinião: no meu ponto de vista a Honda parou de fabricar a Tornado, pois os trilheiros estavam usando muito para trilha (fins Off-Roads) e então não compravam sua moto fabricada especialmente para o uso Off-Road que era a CRF-230F, então eu acho que a saída da Tornado para a entrada de uma moto "grande e pesada" (XRE-300) foi uma estratégia da montadora... assim será mais difícil adaptar a XRE para trilha, e sim para o uso Off-Road o público investir em sua moto própria a CRF-230f.
FICHA TECNICA
Honda XRE 300
Motor: 291,6cc, DOHC, monocilíndrico, 4 tempos, 4 válvulas, arrefecido a ar
POTÊNCIA MÁXIMA: 26,1 cv a 7.500 rpm
TORQUE MÁXIMO: 2,81 kgf.m a 6.000 rpm
DIÂMETRO X CURSO: 79,0 x 59,5 mm
ALIMENTAÇÃO: Injeção eletrônica de combustível PGM-FI
RELAÇÃO DE COMPRESSÃO: 9,0 : 1
FAROL (ALTO/BAIXO): 60/55W
SISTEMA DE PARTIDA: Elétrica
CAPACIDADE DO TANQUE: 12,4 litros (2,3 litros de reserva)
ÓLEO DO MOTOR: 2,0 litros (1,4 litro para troca)
TRANSMISSÃO: 5 velocidades
EMBREAGEM: Multidisco em banho de óleo
SUSPENSÃO DIANTEIRA: Garfo telescópico com 245 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA: Pro-Link com 225 mm de curso
FREIO DIANTEIRO: Disco simples de 256 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão
FREIO TRASEIRO: Disco simples de 220 mm de diâmetro e cáliper de pistão simples
PNEU DIANTEIRO: 90/90 – 21M/C (54S)
PNEU TRASEIRO: 120/80 – 18M/C (62S)
CHASSI: Berço semiduplo
ALTURA DO ASSENTO: 860 mm
ALTURA MÍNIMA DO SOLO: 259 mm
DIMENSÕES (C x L x A): 2.171 x 830 x 1.181 mm
ENTRE-EIXOS: 1.417 mm
PESO SECO: 144,5 kg
CORES: Preta, vermelha e amarela metálica
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