Apresentação Kawasaki KLX450R 2011
Primeiras impressões sobre a endureira da Kawasaki
Kawasaki KLX450R 2011 |
A aposta da marca foi manter as qualidades existentes do modelo 2010 como a confiabilidade mecânica e facilidade de uso. Tivemos a oportunidade de experimentar o modelo em sua apresentação no ASW Off-Road Park em Mogi das Cruzes, SP.
Características
Seu quadro perimetral em alumínio emprestou a geometria da irmã de motocross KXF450R, mas podemos notar que muitos detalhes foram alterados como os tubos inferiores e o sub-quadro mais espaçoso que abriga a caixa de filtro de ar maior. Em relação à crosseira KXF, a KLX também posiciona seu piloto de forma mais confortável, não tão de ataque, como convém aos esperados turnos de pilotagem mais prolongados.
Com excelente força em baixas e médias rotações, o destaque da KLX450R é a facilidade em pilotar |
A frente do guidão Renthal temos um compacto conjunto digital de instrumentos contendo velocímetro, odômetros parcial e total, além de um relógio. Na frente um farol de 35watts com lente acrílica e atrás uma minúscula lanterna de LEDs. O tanque de 8 litros garante uma autonomia apenas razoável nas incursões pelas trilhas. Para aventuras maiores é recomendável a troca por um reservatório de maior capacidade.
O motor, de mesma base da KXF450R, permanece alimentado por carburador. Cabeçote e comandos de válvulas apresentam um acerto menos explosivo e mais adequado às trilhas. A excelente partida elétrica facilita a vida do piloto, apesar do pedal estar ali, presente para eventuais emergências.
Impressões na trilha
Ciclística da motocicleta agradou tanto em trechos de baixa como em alta velocidade |
Quanto a relação de transmissão, achamos exageradamente longa, exigindo muito o uso da primeira marcha nos trechos mais apertados da trilha. Não tivemos espaço para testar a velocidade máxima, mas acreditamos que uma relação um pouco mais curta ajude quem vai enfrentar constantemente trechos travados sem prejudicar na hora de enrolar o cabo nas estradinhas. Uma coroa maior deve ser um dos primeiros itens encomendados neste caso.
No mais, a motocicleta mostrou-se muito divertida, boa maneabilidade em curvas e na transposição de obstáculos, e uma ótima estabilidade em alta.
Quem leva as competições a sério provavelmente vai querer trabalhar a preparação para uma resposta mais agressiva do motor. Para quem quer curtir as trilhas por lazer, sem abrir mão da força dos 450cc, a KLX tem a receita pronta. Leva o piloto aonde ele quiser sem exigir muito de suas habilidades ou condição física.
Opinião do Piloto
Mas então estou dizendo que ela é uma motocicleta ultrapassada? Não, pelo contrário, a Kawasaki tem um modelo com excelentes componentes e adequada ao que se propõe. Extremamente suave, com relação de marchas longa e bom torque, a sensação é de que mesmo um iniciante pode pilotá-la tranquilamente.
É uma moto bem resolvida que mostra suas caracteristicas logo ao primeiro contato. O ajuste encontrado pela fábrica deve agradar mais aos amadores do que aos profissionais. Você não vai encontrar muita explosão a
Painel Digital (foto: Divulgação Kawasaki) |
Sem sustos, a KLX entrega o que é preciso para diversão na trilha: um motor dócil e com grande torque, um chassi equilibrado e de fácil condução, suspensões com bons recursos e bem ajustadas, um tanto macias é verdade, mas que dão conta do recado. O baixo ruído agrada, e vai lhe ajudar a estar mais relaxado após horas encarando obstáculos na terra. Uma verdadeira off-road.
Maurício Arruda
Agradecimentos:Bike Box Kawasaki
ASW Off-Road Park
Ficha técnica Kawasaki KLX450R | |
Motor | 4 tempos, DOHC, 4 válvulas |
Capacidade | 449cc |
Diâmetro x Curso | 96.0 x 62.1mm |
Taxa de Compressão | 12.0:1 |
Refrigeração | Líquida |
Carburador | Keihin FCR40 |
Câmbio | 5 velocidades |
Ignição | Digital AC-CDI |
Partida | Elétrica, com pedal de reserva |
Transmissão final | Corrente selada |
Quadro | Alumínio perimetral |
Caster / Trail | 27.1°/116,84 mm |
Pneu dianteiro | 80/100-21 |
Pneu traseiro | 110/100-18 |
Suspensão dianteira | Invertida 48mm AOS 22 cliques na compressão e 20 de retorno / Curso 305mm |
Suspensão traseira. | Sistema UNI-TRAK® 22 cliques na compressão "low speed" 2 voltas na compressão "high speed" e 22 de retorno / Curso 315mm |
Freio dianteiro | Disco de pétala de 250 mm pistão duplo hidráulico |
Freio Traseiro | Disco de pétala de 240 mm pistão único |
Comprimento total | 2179,32 mm |
Largura geral | 820,42 mm |
Entre os eixos | 1480,82 |
Distância livre do solo | 320,04 mm |
Altura do banco | 939,8 mm |
Peso | 126,2 kgs em ordem de marcha |
Tanque de combustível | 8 litros |
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