Apresentação Zero Motorcycles - As elétricas chegaram
Adeus gasolina, onde é a tomada?
A Moto elétrica Zero MX, versão off road da marca |
Assista ao vídeo com a apresentação da moto |
A vertente dos veículos elétricos é a que tem ganho mais força ultimamente e no exterior os veículos híbridos, que combinam motores à explosão e elétricos, assim como os veículos exclusivamente elétricos já estão disponíveis ao cidadão comum.
É claro que o mundo off-road não poderia ficar de fora dessa revolução e as novidades partiram a princípio, não dos grandes fabricantes, mas de pequenos inventores que dominam a tecnologia elétrica.
Zero Motorcycle
Zero MX |
Para extrair o melhor da motocicleta elétrica no fora de estrada é preciso reaprender a pilotar |
O modelo MX foi o primeiro a sair da linha de produção da Zero Motorcycle no início de 2008. Com um grande grau de verticalização, a maior parte dos componentes foi desenvolvido e é produzido dentro das instalações da própria fábrica.
Desde os primeiros traços na prancheta o modelo foi pensado para uso exclusivo com propulsão elétrica. O quadro de alumínio aeronáutico é soldado manualmente e destaca-se pela "caixa" que abriga a bateria.
Projetado para pesar o mínimo possível utiliza freios de mountain bike. O acionamento do freio traseiro é na mão esquerda assim como as bicicletas. As suspensões são da Fast Ace, mesma marca que equipa a Tokens que apresentamos há poucos dias.
O banco é praticamente reto com uma densidade de espuma bem rígida, ideal para o off-road. Os plásticos, todos brancos, são produzidos pelo processo de termo-formação ficando mais rígidos sem a desejada flexibilidade dos injetados.
O painel da MX tem um indicador de leds que informa a carga da bateria e dois botões de controle da potência. O botão da direita seleciona o moto de potência: total para desempenho máximo ou econômico para maior autonomia. Podemos dizer que esta varia de cerca de 30 minutos "enfiando a mão" até 2 horas passeando na maciota.
Impressões ao pilotar
Ligamos a chave, selecionamos o modo de potência... e nada! A única coisa que indica que a Zero está ligada são os leds acesos no painel. Mas basta girar o acelerador que ela dispara.
Com peso ao redor dos 70 quilos e cerca de 23 cavalos de potência a Zero parte com rapidez. Quando falamos de peso temos que lembrar que, ao contrário dos modelos "normais", as elétricas pesam exatamente a mesma coisa tanto "zeradas" quanto completamente "abastecidas". Ela não tem aquele "coice" das motos de cross a que estamos acostumados, mas um ganho de velocidade linear. A velocidade cresce rapidamente, mas a falta de uma embreagem e o tipo de entrega do torque dificultam manobras como um empinada por exemplo.
Chegamos à curva e por instinto o pé direito vai procurando em vão o pedal do freio traseiro. Leva um tempo para acostumar com ambos os freios nas mãos, mas percebemos logo de cara que são muito eficientes, não devendo nada às motos
especiais de cross.
Assim como o visual indica, a pilotagem fica um meio termo entre entre o mountain bike e o motocross. Nos saltos por exemplo o que vai te lançar para frente é a velocidade adquirida, um "tiro" com o motor não te ajuda a alcançar alguns metros a mais.
O baixo peso colabora nas curvas e a maneabilidade em trechos travados é excelente. Em velocidades mais altas ela não gosta de "cair" para dentro da curva, com uma certa tendência de abrir a trajetória. A pilotagem requer adaptação em alguns recursos que usamos no off-road. Um "brake slide" seguido de uma derrapagem controlada é mais difícil de aplicar, nesta hora sentimos novamente a falta de uma embreagem.
Ruídos
O único som que a Zero produz é o da corrente de transmissão que encobre inclusive os ruídos do motor elétrico extremamente silencioso. Ela elimina um dos principais problemas que inclusive já fechou muitas pistas que é o ruido excessivo das motocicletas atuais, problema que foi agravado com o advento dos recentes modelos 4 tempos.
Com a Zero você pode montar um pista em seu quintal que não vai incomodar a vizinhança. Pelo menos o barulho do escapamento não será motivo para despertar a ira dos vizinhos.
Zero DS
Zero DS |
A DS vem completamente equipada para homologação em uso urbano. O esqueleto da moto cresceu com um quadro de alumínio de dupla trave tipo "Deltabox" comportando não só uma bateria bem maior, como também um motor elétrico mais potente.
A bateria de alta densidade e capacidade é o principal segredo da Zero |
Apesar de mais pesada, a DS mostra um maior vigor na aceleração e mais fôlego em altas velocidades. A posição de pilotagem é um pouco mais relaxada, mas ainda mantendo a postura trail com o assento bem alto.
O comando do freio traseiro está localizado na posição tradicional, no pé direito. Entretanto a potência de frenagem do conjunto não foi tão forte quanto a experimentada no modelo MX, talvez pelo peso maior da DS.
Com uma boa agilidade em trânsito urbano, apesar da velocidade máxima pouco abaixo dos 100 km/h, a DS permite também encarar os passeios pela terra sem maiores problemas.
Conclusão
Com baixo peso e ruidos, e sem emissões a Zero MX entrega diversão em qualquer espaço. |
Entretanto a tecnologia do sistema de armazenamento da energia evolui rapidamente e este é um dos segredos da Zero guardados a sete chaves. Neal Saiki desenvolveu uma bateria íon-lítio não só com grande densidade, capaz de armazenar mais carga num espaço menor, como também conseguiu despejar essa carga no motor em alta potência sem superaquecimento. Com isso desenvolveu um veículo não apenas prático, mas também divertido.
Enquanto a Zero é relativamente cara em seu país de origem, Estados Unidos, aqui no Brasil as coisas ficam ainda mais complicadas.
Para contornar isso o Grupo Izzo está programando a montagem dos modelos em Manaus assim como pressionando os legisladores em busca de uma categoria tributária pelo menos mais justa.
Esporte - A Zero MX ainda não é uma solução definitiva para substituir nossas motocicletas de cross ou enduro à explosão. Deve ser encarada como uma novidade que abrirá novos espaços e possibilidades. Como pistas em locais urbanos e eventos em ambientes fechados sem carregar o ar com poluentes e gases tóxicos.
É tão divertida quanto uma moto de cross? Numa pista normal não seria, mas num ambiente mais apropriado como uma pista de pit bikes ou um belo traçado em seu quintal você vai querer acelerar até secar o tanque! Opa, descarregar a bateria.
O preço sugerido para a Zero MX é de R$ 34.900,00 e para a Zero DS é de R$ 39.900,00.
Ficha Técnica
Zero MX
MOTOR | |
Tipo | Elétrico de magneto permanente com escovas |
Potência | 23 CV |
Torque | 67,7 Nm |
Velocidade máxima | 80 km/h |
TRANSMISSÃO | |
Transmissão | Uma marcha sem embreagem |
Transmissão secundária | Corrente |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria | Íons de lítio |
Capacidade | 2 kWh ( 58 volts @ 35Ah) |
Autonomia | Até 64 km ou duas horas de uso |
Tempo de recarga | Inferior a 2 horas |
Alimentação | 110 / 220 volts |
CHASSI | |
Quadro | Alumínio aeronáutico com tubos hidroformados |
Suspensão dianteira | Hidráulica Invertida com 203 mm de curso e regulagem de compressão e retorno |
Suspensão traseira | Balança de alumínio com 229 mm de curso e amortecedor a gás com regulagem de pré-carga e retorno |
Freio dianteiro | Disco simples com pinça de quatro pistões |
Freio traseiro | Disco simples com pinça de quatro pistões |
PNEUS E RODAS | |
Roda dianteira | Raiada, aro 19 |
Pneu dianteiro | 19”x 3” |
Roda traseira | Raiada, aro 17 |
Pneu traseiro | 17”x 3,5” |
DIMENSÕES E PESO | |
Altura do assento | 910 mm |
Angulo de caster | 24 graus |
Trail | N/D |
Peso | 70,75 Kg |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS | |
Características: | Painel de fácil visualização; Quadro de alumínio endurecido e anodizado; Freio dianteiro e traseiro com acionamento no guidão; Botão localizado no painel para seleção da potência e velocidade |
Garantia | 2 anos |
Zero DS
MOTOR | |
Tipo | Elétrico de magneto permanente com escovas |
Potência | 31 CV |
Torque | 84,6 Nm |
Velocidade máxima | 90 km/h |
TRANSMISSÃO | |
Transmissão | Uma marcha sem embreagem |
Transmissão secundária | Corrente |
SISTEMA ELÉTRICO | |
Bateria | Íons de lítio |
Capacidade | 4 kWh ( 58 volts @ 70Ah) |
Autonomia | Até 80 km |
Tempo de recarga | Inferior a 4 horas |
Alimentação | 110 / 220 volts |
CHASSI | |
Quadro | Alumínio aeronáutico |
Suspensão dianteira | Hidráulica Invertida com 254 mm de curso e regulagem de compressão e retorno |
Suspensão traseira | Balança de alumínio com 229 mm de curso e amortecedor a gás com regulagem de pré-carga e retorno |
Freio dianteiro | Disco flutuante com pinça flutuante de dois pistões |
Freio traseiro | Disco simples com pinça flutuante de um pistão. |
PNEUS E RODAS | |
Roda dianteira | Raiada, aro 17 |
Pneu dianteiro | 3.25 -17 |
Roda traseira | Raiada, aro 16 |
Pneu traseiro | 110/90-16 |
DIMENSÕES E PESO | |
Altura do assento | 902 mm |
Angulo de caster | 26 graus |
Trail | 82,8 mm |
Peso | 122,5 Kg |
INFORMAÇÕES ADICIONAIS | |
Características: | Painel analógico/digital; Sensor de temperatura do motor; Baixo centro de gravidade; Carenagem frontal com farol redondo |
Garantia | 2 anos |
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